sábado, 2 de março de 2013

Dúvidas frequentes


Posso utilizar absorvente interno com o anel vaginal?
O absorvente íntimo interno pode ser usado com o anel vaginal. Ele não empurrará o anel para o fundo do canal nem atrapalhará na hora de tirá-lo.

É preciso fazer uma pausa para se "desintoxicar" do anticoncepcional?
Como a dose de hormônio atualmente é baixa, os anticoncepcionais podem ser usados sem pausa.

Anticoncepcional engorda?
As pílulas modernas não engordam. Se o corpo está pesando, o aumento de peso pode ter ocorrido pelo excesso de calorias ingeridas, mas não pelo uso contínuo da pílula. Para alguns médicos, o ganho dos (poucos) quilinhos pode estar relacionado ao estrógeno ou à progesterona, componentes do anticoncepcional que podem aumentar o apetite ou causar retenção de líquido nos primeiros meses, e em apenas 15% dos casos.

Alguns remédios anulam o efeito da pílula?

 O uso de alguns antibióticos e medicamentos para o tratamento de epilepsia podem sim interferir no efeito das pílulas. O que pode ocorrer é uma alteração metabólica no corpo da mulher justamente no período da interação medicamentosa, o que facilita o risco de uma gravidez indesejada.  A dica é informar sempre ao seu médico sobre o uso de remédios em paralelo.

Anticoncepcional previne contra doenças sexualmente transmissíveis?
Não importa qual método anticoncepcional você escolha: junto com ele, sempre use camisinha (a única que evita o risco de pegar doenças sexualmente transmissíveis, como a aids).

Mulheres que tomam a pílula por anos têm mais dificuldade para engravidar?

Mito. O organismo precisa de certo tempo para eliminar os efeitos da pílula. Fatores como a idade e a própria infertilidade  não diagnosticada no passado podem influenciar a demora ou a impossibilidade de engravidar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário